
Já neste ano de 2008, um grupo de quintelenses, resolveu por sua iniciativa proceder à limpeza do acesso e do espaço do antigo templo, devolvendo a dignidade perdida àquele lugar que durante séculos foi local de romaria de famílias e forasteiros que ali se deslocavam para pagar as suas promessas ou pedir o auxílio divino à Santa protectora.
Pergunta-se agora se deveremos ficar por aqui?
Em nosso entender NÃO. Deverão ser efectuados todos os esforços para se reconstruir a antiga capela de acordo com a sua traça original.
Para isso, já se reúnem os apoios necessários para se avançar com a obra. A pedra está garantida, o apoio da Junta de Freguesia de Quintela de Azurara também, as máquinas para execução da obra igualmente e a mão de obra será a de todos os que acreditam que se deve levar a cabo esta boa acção.
Em conversa com o Pároco da Freguesia sobre o assunto foi-me transmitido que da sua parte não existirá qualquer oposição ao projecto.
Então o que fica a faltar em termos materiais?
Ficam a faltar as colunas do alpendre e as cornijas! Para isso terá de haver imaginação para se conseguir angariar o dinheiro para a sua aquisição. Tanta coisa pode ser feita se existir boa-vontade!
Será uma falta de respeito para quem construiu a nova capela, reconstruir a antiga?
Muito pelo contrário, trata-se tão só e somente de mostrar admiração pelos nossos antepassados (os do Séc. XVI), que sem os meios que agora existem, tanto trabalharam para erguer e manter aquele templo. Eles merecem todo o nosso empenho e esforço na reconstrução.
Como se isso não chegasse, devolveremos uma capela com mais de 400 anos a Quintela de Azurara!
Avance-se com o projecto que eu cá estarei, como sempre, para dar o meu apoio!
Sem comentários:
Enviar um comentário