quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Carnaval de Quintela de Azurara

Os festejos do Carnaval iniciaram-se com os “Casamentos dos compadres e das comadres”.
No domingo passado continuou com a saída da banda "BateCáUma" que ofereceu excelentes concertos em vários pontos da povoação e povoações vizinhas.
Na segunda-feira acendeu-se a tradicional fogueira. O largo animou-se com o tocar das concertinas, do acordeão, do bombo e dos ferrinhos. Os mascarados iam aparecendo pontualmente e o povo ia-se juntando para provar as papas de milho que estavam quase a sair da panela.
Até que, já com um novo reportório e novos elementos "maioritariamente do sexo feminino" apareceram os "BateCáUma" para mais duas horas de magnífico concerto.
A madrugada foi animada, porque em Quintela de Azurara "nesta noite não se dorme, não é noite de dormir"!
A terça-feira de Carnaval acorda sempre com resquícios da longa noite. Os que dormiram durante a noite tomam conta da fogueira, e os que "trabalharam" naquele turno no levantamento do copo procuram momentos de descanso porque a tarde vai ser dura.
O ponto alto do Carnaval de Quintela chega por volta das 17H00 com a tradicional “Sacada”, tradição secular, onde os rapazes solteiros se mascaram de “velhas” e transportando sacas de serapilheira desafiam os homens casados a participar no jogo. Dizem os mais velhos que este poderia ser um ritual de purificação da alma e libertação dos maus pensamentos.
Também há quem dia que serviu muitas vezes para alguns ajustes de contas...
À noite, pelas 23H30 efectuou-se a procissão pelas ruas da aldeia, para às 00H00 se proceder ao Enterro do Entrudo.
Este é um Carnaval que ainda não é muito conhecido porque não existe divulgação na comunicação social. Ainda não obedece fielmente às suas raízes, mas poderá tornar-se em breve num dos cartazes turísticos mais importantes do Carnaval beirão... Acredito nisso porque os jovens interessam-se cada vez mais por estas tradições, porque é genuíno e sobretudo porque é português!

Nota: Fica aqui o desafio para as Comadres no próximo ano se organizarem e apresentarem também um carro alegórico.

1 comentário:

PPN disse...

Só foi pena terem vandalizado a placa de sinalização do largo!
Como diria o outro não havia nexixidade !