sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Comentário à sondagem

Tal como a maioria das pessoas que aqui expressaram a sua opinião através do voto na sondagem realizada, sou da opinião que a democracia não fica a ganhar com a existência de listas únicas concorrentes a eleições.
Em primeiro lugar, não é saudável a inexistência de debates de ideias e troca de argumentos sobre assuntos que mexem com o dia-a-dia dos cidadãos. Ou seja, diferentes perspectivas pessoais e políticas!
Em segundo lugar, porque durante o novo mandato que terá a duração de 4 anos, dificilmente se encontrarão grandes divergências de opinião nas Assembleias de Freguesia e consequentemente menos hipóteses para se encontrarem novas soluções. Vai faltar por assim dizer o calor da discussão em assuntos fundamentais.
Poderão dizer os espertos que se não existem mais listas a sufrágio foi porque não existiu coragem para outros avançarem. Se calhar sim, se calhar não... Nunca saberemos.
Mas seja por falta de coragem, de tempo ou simples desinteresse pela política, nunca deverá ser este factor encarado com simplicidade e desinteresse por quem vai continuar a governar os destinos da freguesia de Quintela de Azurara nos próximos anos.
Deverão procurar formas de sentir as necessidades da população e as políticas sociais deverão constituir prioridade neste mandato.
Nesse campo existe uma questão para a qual ainda não se conhece resposta, mas que deveria ser esclarecida: Qual é a posição pública da Junta de Freguesia em relação ao projecto do Centro de Dia cujas bases foram lançadas pelo Padre Gabriel e pela Comissão entretanto formada?
Essa é uma questão fundamental para Quintela de Azurara. Espero que a resposta seja o APOIO TOTAL a um projecto que se pretende aglutinador, independentemente de possíveis opiniões pessoais divergentes.
O apoio nas pequenas obras aos idosos mais carenciados e a tentativa de estancar a crescente partida de jovens naturais desta freguesia para outras paragens devem merecer especial e particular atenção.
Os projectos público-privados com outras instituições da freguesia serão sempre possíveis e bem recebidos. Poder-se-ão aproveitar os bons projectos para efectuar candidaturas aos programas LEADER, AGRIS, entre outros.
Com método de trabalho, objectivos bem definidos, diálogo e apoio mútuo estaremos todos Unidos Por Quintela!
Desejo de bom trabalho para o novo mandato!

2 comentários:

Anónimo disse...

Unir quintela? Será?

Passados quatro anos, os quintelenses "foram chamados" para dizer de sua justiça sobre quem devia dirigir os destinos politicos da freguesia.
Qual o espanto, ou talvez não, que surge uma lista unica (supostamente independente), que pretende continuar o projecto (???) desenvolvido (ou não) nos ultimos quatro anos.

Quando os jovens são obrigados a abandonar a sua terra porque nao ha condiçoes para se fixarem em Quintela. ISTO É UNIR e QUERER O MELHOR PARA QUINTELA de AZURARA?

Porque é que para "pagar" votos se vendem terrenos as escondidas da restante população? ISTO É UNIR e QUERER O MELHOR PARA QUINTELA de AZURARA?

Porque é que houve um projecto para a criação de um centro de dia e o "candidato da lista mais votada" rejubila-se dizendo que Quintela de Azurara já tem tudo, não precisa de mais nada! ISTO É UNIR e QUERER O MELHOR PARA QUINTELA de AZURARA?

Se por um lado o país atravessa uma grave crise financeira (... mas só para algumas pessoas) e esta desculpa utilizada nestes quinze dias de "grande" e "exausta" campanha politica registada em Quintela de Azurara, porque a junta não possui grande capacidade financeira,tambem nao podem NEGAR que o desinteresse pela freguesia foi total, porque em assembleias Municipais "entra-se mudo e sai-se calado". ISTO É UNIR e QUERER O MELHOR PARA QUINTELA de AZURARA?

Havendo uma unica lista espera-se que Quintela e os Quintelenses é que ganhe(m)!

Felicidades para todos!

Rui Marques disse...

A única questão que não abordei aqui foi a do terreno de que fala porque não faço ideia do que se trata!

Agora, em relação ao Centro de Dia e à questão da fixação dos jovens na freguesia julgo que devem ser questões prioritárias.

Espero muito sinceramente que os próximos 4 anos sirvam para unir novamente a população. As divergências (sobretudo políticas) que se verificaram nos últimos anos entre os quintelenses prejudicaram bastante outras instituições desta freguesia.

Espero que os elementos que se mantém nesta equipa tenham estímulo e força de vontade para desenvolver novos, grandes e importantes projectos para Quintela de Azurara.

Reforço novamente os votos de bom trabalho!