- Inactividade dos Escuteiros;
- Inactividade do Rancho Folclórico;
- Não realização da Festa de S. João;
- A perspectiva de inactividade a breve prazo do Grupo Recreativo de Quintela.
Quais considera serem as causas do afastamento das pessoas das associações e/ou eventos que representam e criam dinâmicas na nossa terra?
2 comentários:
Bom dia,
Tenho muita pena que tivessem acabado com o rancho porque era um rancho onde tinha lindas canções da nossa terra.
Onde havia um bom cantor que era o Anonio onde eu tenho uma cassete que eu utilizo várias vezes e até quando eu vou para a terra,e chego quando entro em mangualde a ponho a tocar a cassete, porque sinto alegria que estou a chegar a Quintela.
Em relação aos escuteiros e pena ter acabado porque as festas de quintela principalmente a maior festa da aldeia(festa da Senhora da esperança que se realiza no mês de agosto nunca mais ficou organizada desde que os escuteiros acabaram.
O senhor padre gabriel que se referio no ano passado que des que os escuteiros acabaram nunca mais ouve organização.
Mas não sou ,pelo contrário porque nos tamos na missa da festa da senhora da esperança passam carros passa tudo e não tem respeito nem atenção pelo local onde estamos. Foi ai que o senhor padre referio que os escuteiros fazem falta.
É uma pena que tudo acabe em quintela porque vimos terras tão pequeninas e a nossa que e grande ninguem puxa por ela.
Por exemplo: a terra do pai do meu genro que e uma aldeia que não tem ninguem e muito pequena mesmo e a festa que se realiza em fevreiro no são brás e uma festa que a comissão tem orgulho de fazer a festa do seu padroeiro e tem vontade de a fazer e é no inverno.
Festa do são joão:
É de lamentar que a festa do padroeiro tenha acabado pois ele é o padroeiro não e ninhum santo qualquer.
Antigamente faziam o pinheiro na noite de são joão,fogueiras pelas ruas,mandavam o balão para subir ao ar,tudo cantava,tudo andava alegre tudo andava na reinação e agora 0,esta tudo morto em quintela é muita pena e também e verdade. A ver se a comissão da igreja compra ou arranja um pálido novo que parece que anda lá os ratos, pois na páscoa quando eu fui a quintela as pessoas todas repararam e comentáram que o pálido estava roto,e vergonhoso acontecer essas coizas é que e mesmo uma vergonha para quintela e para a comissão da igreja.
Falando de outro assunto:
Na pascoa no dia dos lava-pés o senhor padre tinha perguntado se havia algem para o lavá-pés e tinha dito dias antes para a comissão da igreja organizar esse assunto a comissão o que fés foi nada.
Coitado do senhor padre ele próprio fica triste com estas atitudes porque é de uma pessoa não fazer nada pela terra e acabou.
E realmente temos muita sorte em termos o padre que temos porque se fosse outros como eu conheço deixava a terra a acabou.
Por amor de deus a comissão das festa da senhora da esperança prepare a festa cedo e com antecedencia.
CUMPRIMENTOS
Cara Cristina,
Em relação à Fábrica da Igreja de Quintela, como elemento representante da mesma, apenas posso referir que o orçamento anual dá para pagar pouco mais do que as despesas correntes da Igreja, que todas as pessoas sabem quais são. Há despesas mensais que não podem falhar!
Além dessas despesas e com um esforço financeiro considerável recuperou-se o quadro do Baptismo de Cristo já no corrente ano.
Outras peças se seguirão, mas é preciso ter calma... Eu, e aqui falo por mim, quando me envolvo numa instituição não gosto de ficar a dever nada a ninguém.
O que se calhar não sabes é que as receitas têm diminuido e nesta altura de crise não tivemos a tentação de fazer aumentos de casamentos, funerais, baptizados, missas, etc...
Há projectos pelos quais as pessoas de Quintela anseiam há muitos anos e que nós tentaremos colocar em prática com uma gestão racional dos dinheiro existente... Estamos a aguardar o desenvolvimento de alguns projectos...
Por último, de referir que a Comissão da Fábrica da Igreja não interfere directamente com a organização das festas do S. João (padroeiro) e da Sr.ª da Esperança.
Mas ainda bem que tocas no assunto Fábrica da Igreja, porque se calhar será mais fácil explicar algumas coisas neste espaço de diálogo.
Cumprimentos
Enviar um comentário