terça-feira, 16 de setembro de 2008

O associativismo

Em Quintela o associativismo encontra-se doente e quase a entrar num coma profundo!



Assistimos no início da década de 80 à constituição das duas associações existentes a freguesia. O Rancho Folclórico "Os Azuraras" de Quintela e o Grupo Recreativo de Quintela.

Durante anos foram a bandeira da freguesia no concelho, na região e no país. Por onde quer que passassem era Quintela que representavam!!!

Infelizmente, por falta de disponibilidade das pessoas tudo começou a desvanecer-se e o cenário futuro que se perspectiva, não deixa vislumbrar qualquer ponta de optimismo.

Os mais velhos, que por cá passaram, deixaram de ter vontade de participar activamente nas actividades e fazer parte da estruturas dirigentes.

Os mais novos procuram outro tipo de divertimentos, que lhes são proporcionados pela sociedade actual, não se interessando por estas causas.

Os que ainda mantém ligações às Associações, onde me incluo, sentem-se cansados e desapoiados para continuar.

Desapoiados em termos humanos, entenda-se!


Como associações pequenas que são e supostamente agregadoras, lamenta-se também o facto de ainda hoje, passados 34 anos do 25 de Abril de 1974, ainda não existir nas pessoas o discernimento necessário para se conseguir separar o movimento associativo das opções partidárias de cada um. Não entendo!

Pensei até, que com o passar do tempo, as novas gerações, que como eu, não viveram aquela época conturbada do país, viessem a ser a lufada de ar fresco que a terra necessita para evoluir a todos os níveis. Foi uma utopia? Talvez
! Veremos no futuro o que sucederá...

Mas fica o alerta, precisa-se de gente nova e das pessoas que já passaram pelas associações para voltar a devolver à freguesia a alegria do convívio, da partilha e do companheirismo que durante muitos anos existiu!

Caso contrário, o que se perspectiva é o fim... SIM, o fim do associativismo em Quintela de Azurara!

Sem comentários: